|
Thursday, July 27, 2006
|
|
Gato Abexim.
|

Muito asseado, excelente trepador, de uma robustez sem par, o gato abexim tem necessidade de movimento, mas que se habitua a viver num apartamento se lhe for permitido andar de um lado para o outro. Uma varanda ou um jardim fechado são o suficiente para desentorpecer as penas, se for o caso. Pouco dado a vaguear, não irá muito longe. Orgulhoso e consciente da sua força, o gato abexim também é capaz de submissão. Dedica-se a uma única pessoa: o dono, a que vota um amor que pode ser exclusivo. O gato abexim é um desportista. Necessita de espaço, mesmo num apartamento. Sentirá prazer em ir de uma divisão para a outra e não hesitará em saltar para cima de um armário que lhe servirá de observatório. Se tiver um jardim à sua disposição, podemos vê-lo trepar às arvores e mesmo saltar de ramo em ramo. O gato abexim come tudo, mas deverão excluir-se os alimentos feculentos e carnes gordas.
Corpo:
Tamanho médio, mas longo e magro. Musculado, ágil e muito bem proporcionado. Membros finos e nervosos, patas pequenas, dotadas de "luvas" negras. Cauda afilada e coberta de um pêlo cerrado.
Cabeça:
Triangular sem exagero, longa e delicada. O nariz cor de tijolo apresenta uma orla negra. As orelhas são largas na base e por vezes têm um pequeno penacho de pêlos na ponta lembrando um lince. Os olhos em forma de amêndoa e contornados a negro são muito expressivos e luminosos. Podem ser de cor âmbar, avelã ou verdes.
Pelagem:
Suave ao toque, não deve apresentar nem manchas nem riscas. Mas o ticking deve ser muito visível. O pêlo fino de várias cores é único entre os gatos. Cada pêlo tem duas ou três faixas distintas de cor. A sua cor deve de ser um bonito aruivado salpicado de preto e castanho-escuro. O ventre e o interior dos membros devem harmonizar-se com a cor da base, com preferencia para tonalidades que vão do damasco ao laranja escuro.
> enviado por ICECAT as 7:02 AM
......................................................................................
|
|